NotíciasPolítica

Brasileiro é preso acusado de abuso sexual contra uma criança nos Estados Unidos

As autoridades federais prenderam um estrangeiro ilegal do Brasil que é suspeito de estuprar uma criança em Martha’s Vineyard – depois de ter sido libertado nos EUA pela Patrulha da Fronteira e cumprido pena por outro crime em Massachusetts.

O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) anunciou recentemente a apreensão de Warley Neto, de 24 anos.

Neto foi detido pela Patrulha da Fronteira após entrar ilegalmente nos EUA perto de Paso Del Norte, Texas, em 11 de março de 2018.

Publicidade

Ele recebeu uma notificação para comparecer perante um juiz federal de imigração no futuro e foi liberado no interior após 48 horas.

Neto foi preso em Martha’s Vineyard pela polícia de Edgartown em fevereiro de 2023 sob a acusação de estrangulamento ou sufocamento, agressão e agressão a um membro da família e ameaça de cometer crime.

Ele foi condenado por esses crimes em 8 de junho de 2023 e sentenciado a 364 dias de prisão pelo Tribunal Distrital de Edgartown, que então suspendeu quase 90 dias da sentença.

As autoridades de Edgartown ignoraram um detento do ICE apresentado contra Neto e libertaram-no de volta às ruas de Martha’s Vineyard.

Em 12 de janeiro de 2024, Neto foi preso pela polícia em Tisbury com base em um mandado por cinco acusações de estupro de uma criança e cinco acusações de aliciamento de um menor de 16 anos.
Neto foi indiciado por essas acusações quatro dias depois no Tribunal Superior do Condado de Dukes.

Em 22 de agosto, as Operações de Execução e Remoção do ICE (ERO) Boston emitiram uma medida de prisão contra Neto que foi homenageada pelo Gabinete do Xerife do Condado de Dukes, que transferiu a custódia do brasileiro para o ICE no dia seguinte.

“Warley Neto supostamente agrediu repetidamente uma criança de Massachusetts e representa uma ameaça significativa à segurança de nossos bairros”, disse o diretor do escritório de campo do ERO em Boston, Todd M. Lyons, em um comunicado.“

Somos gratos pela cooperação do Gabinete do Xerife do Condado de Dukes por priorizar a segurança pública e permitir a transferência segura da custódia de Neto para o ERO. Muitas vezes, as jurisdições locais recusam-se a honrar os detentores de imigração e libertam infratores perigosos de volta à comunidade para reincidência.”

As autoridades continuam a capturar criminosos estrangeiros perigosos presentes ilegalmente nos EUA, muitos dos quais já foram libertados no país por agências de aplicação da lei.