DengueSaude

Brasil vai ampliar uso da bactéria wolbachia no combate à dengue – Agência Brasil

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Seis municípios devem receber em julho as primeiras solturas de mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria wolbachia: Uberlândia em Minas Gerais; Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Presidente Prudente, em São Paulo, Joinville, em Santa Catarina; e Natal, capital do Rio Grande do Norte. No ano que vem, a estratégia será adotada em mais 22 municípios de Minas Gerais.  Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país a incorporar a tecnologia como política pública para reduzir os casos de dengue a médio e longo prazo.


O chamado método Wolbachia consiste em inserir a bactéria em ovos do mosquito em laboratório e criar Aedes aegypti que portam o microrganismo. Infectados, eles não são capazes de carregar os vírus que causam dengue, zika, chikungunya ou febre amarela e, quando se reproduzem, os mosquitos passam a bactéria para outros, fazendo com que menos insetos possam transmitir doenças para os seres humanos.
Antes da soltura dos mosquitos, há uma etapa de engajamento comunitário pois, inicialmente, a comunidade tem a percepção de que o número de mosquitos aumentou na região. “Além disso, onde se solta o mosquito, não se pode aplicar inseticida, porque o método se baseia na mudança de população, substituindo mosquitos que têm a wolbachia por aqueles que não têm”, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. 
Segundo Ethel, há uma série de critérios que precisam ser observados para que o município receba essa estratégia, principalmente a pouca variação de temperatura durante o dia, porque isso prejudica a adaptação do mosquito com a wolbachia. 
De acordo com a secretária, a estratégia tem se mostrado bastante efetiva. Um exemplo é a cidade de Niterói, no estado do Rio, a primeira a receber o projeto na etapa de pesquisa, em 2014, que teve redução de 69,4% dos casos de dengue, 56,3% nos de chikungunya e 37% nos de zika. “Lá, o número de casos é bem inferior ao dos municípios vizinhos, mostrando que a médio e longo prazo a estratégia pode ser muito importante”, disse a secretária, em entrevista nesta terça-feira (30). 
Outras cidades do país que estão utilizando o Método Wolbachia são o Rio de Janeiro, Campo Grande e Petrolina, em Pernambuco. Além do Brasil, Indonésia e mais três países participam da pesquisa em parceria com o World Mosquito Program. 
Ontem (29), o Ministério da Saúde e o governo de Minas Gerais inauguraram a Biofábrica Wolbachia, em Belo Horizonte. A unidade, administrada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai permitir ao Brasil ampliar sua capacidade de produção de uma das principais tecnologias no combate à dengue e outras arboviroses.
Edição: Nádia Franco
Mesmo jogando na cidade de Araraquara, a equipe maranhense triunfou por 79 a 75 em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil na noite deste sábado (25).
As catalãs venceram com gols de Bonmatí e Putellas. Este é o terceiro título do time espanhol na competição, após os triunfos nas temporadas 2020/2021 e 2022/2023.
Com o slogan “A Força da União”, evento chegou à 17ª edição. Artistas da música gospel se apresentam em trios elétricos e no palco montado na Apoteose.
Contenção na frente de parte das comportas do Guaíba é para evitar que água invada novamente a cidade, em caso de aumento da cota de inundação.
Novas estruturas vêm de unidades militares de São Borja (RS), Tubarão (SC) e Palmas (PR) e serão instaladas assim que as condições de segurança dos rios e climáticas permitirem.
Jogador do West Ham (Inglaterra) nega ter cometido qualquer irregularidade. Meio-campista foi convocado para defender o Brasil na próxima Copa América.
Os cinco leitos serão destinados às unidades de Canoas, Porto Alegre e São Leopoldo, que já estão em funcionamento, e de Novo Hamburgo, que começa receber pacientes na noite deste sábado (25).
Após sete meses de guerra em Gaza, mediadores querem avançar nas negociações. Enquanto Israel busca libertar reféns presos pelo Hamas, grupo quer soltura dos palestinos detidos por Israel.
Na primeira quinzena de maio, país recebeu 9,5 milhões de doses atualizadas com a variante XBB.1.5, que estão sendo distribuídas aos estados. Pasta quer imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas.
O destaque do sábado foi o ouro de Wallison Fortes na prova dos 200 m T64. Equipe brasileira encerrou a competição com 42 conquistas (19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com