CovidNotícias

Bolívia: Tanque tenta derrubar porta do palácio presidencial em La Paz após militares tomarem praça; veja vídeo

Tropas militares e carros blindados se posicionaram nesta quarta-feira em frente à sede do governo boliviano em La Paz e tentaram derrubar uma porta do Palácio Quemado, conforme relataram jornalistas da AFP. Sob o comando do general Juan José Zúñiga, destituído no dia anterior, soldados se aglomeraram em frente ao edifício, na Praça Murillo, e o presidente Luis Arce convocou os bolivianos a se mobilizarem contra uma tentativa de “golpe de Estado”.

Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver o momento em que um blindado avança contra o palácio e tenta derruba uma porta metálica. Em seguida, o general Zúñiga entrou no edifício. Segundo a televisão boliviana, o oficial entrou brevemente no prédio antes de sair caminhando. O presidente Arce não está no local, mas na Casa Grande del Pueblo, um edifício adjacente, juntamente com outros membros do Gabinete, informou o El País.

Bolívia: veículo militar blindado bate na porta do palácio presidencial

Publicidade

Desde terça-feira circulavam rumores sobre a possível destituição do oficial, que está no cargo desde novembro de 2022, após suas declarações sobre a possível candidatura do ex-presidente Evo Morales em 2025. Falando na TV um dia antes, Zúñiga disse que Morales “não pode mais ser presidente deste país”.

— Se necessário, [não permitiria] que a Constituição fosse pisoteada, que desobedecesse ao mandato do povo — acrescentou.

Em uma mensagem ao país, juntamente com seus ministros desde o palácio presidencial, Arce convocou os bolivianos a se mobilizarem a favor da democracia, horas após ter denunciado “mobilizações irregulares” de militares em frente à sede presidencial em uma publicação nas redes sociais.

— O país, mais uma vez, enfrenta interesses para que a democracia na Bolívia fique truncada. Aqui somos o governo nacional com todos os seus ministros, firmes com o seu vice-presidente. Firmes aqui em Casa Grande para enfrentar qualquer tentativa de golpe, qualquer tentativa que ameace a nossa democracia — afirmou o presidente.

As mobilizações também foram denunciadas por Morales nas redes sociais, que afirmou que estava “ocorrendo um golpe de Estado”. O ex-presidente escreveu que “pessoal das Forças Armadas e blindados estão sendo deslocados para a Praça Murillo”. Assim como Arce, ele também convocou uma “Mobilização Nacional para defender a democracia”.

Os militares lançaram gás lacrimogêneo e balas contra um grupo de cidadãos que gritavam “Eu luto, vocês não estão sozinhos”. Países da América Latina e a Organização dos Estados Americanos (OEA) também saíram em defesa das lideranças bolivianas, e exigiram respeito aos valores democráticos.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com