NotíciasRio de Janeiro

Big data: Os governos já sabem de toda a sua vida e seguem seus passos

O termo ‘Big data’ refere-se a um conjunto massivo de dados que possuem as mais diversas aplicações: segurança de cidades inteiras, diagnóstico de doenças, eficiência de serviços públicos e controle de pandemias, por exemplo. 

Esses dados são gerados principalmente por rastros na internet, quando usuários navegam em redes sociais, instalam um aplicativo ou são filmados por uma câmera de segurança. Isso, de certa maneira, torna os usuários vulneráveis a uma máquina de vigilância que opera nas sombras. 

Em relação à vigilância em massa, são principalmente os governos que adotam esta prática. Talvez a revelação mais significativa sobre este tema tenha ocorrido em 2013, quando Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, revelou um programa de vigilância e espionagem mundial por parte de Washington e também aplicado no Reino Unido. 

De acordo com Snowden, durante a década de 2000, os dois países interceptaram comunicações privadas, incluindo e-mails, registros médicos e mensagens de texto de milhares de pessoas em todo o mundo, incluindo dentro dos EUA, onde a legislação proíbe explicitamente essas práticas. 

Entretanto, as mesmas acusações em relação aos governos não ocorrem em relação às grandes empresas, ditas ‘Big techs’, mesmo que também haja uma captura massiva de dados para fins econômicos. 

Isso é o que Shoshana Zuboff, professora da Harvard Business School, chama de ‘capitalismo de vigilância’.

“Eles invadem as nossas vidas privadas através da vigilância, obtêm dados comportamentais e consideram essa quantidade de dados como sua propriedade. É assim que funciona o ‘capitalismo de vigilância”, afirmou Zuboff.

*Da RT com edição da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com