CovidNotícias

Bebê resgatado de helicóptero em Bom Retiro do Sul; ASSISTA!

Um bebê de dois anos foi resgatado de helicóptero por militares do Exército Brasileiro, na tarde de sexta-feira (3), em Bom Retiro do Sul, na Região do Vale do Taquari. O resgate, que aconteceu no telhado da casa da família, foi registrado por câmera corporal. 

As imagens mostram o segundo sargento Andrwis Victor Nunes abrindo um buraco no telhado com um tijolo para alcançar o bebê e as outras quatro pessoas que estavam na residência. De acordo com o GZH, o local era de difícil acesso e havia o receio de que o vento do helicóptero pudesse derrubar a família ou arremessar telhas.

O resgate faz parte das ações de auxílio prestadas pelo Exército Brasileiro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As fortes chuvas que atingiram o estado desde o final de abril já causaram 57 mortes, segundo a última atualização do governo estadual, neste sábado (4). O número supera o total de vítimas da última grande tragédia ambiental do RS, em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram.

Publicidade

O governador Eduardo Leite (PSDB) classificou o evento como o “maior desastre climático do estado” em entrevista na quinta-feira (2).

O Vale do Taquari, região mais afetada pelas enchentes de setembro de 2023, foi novamente castigado pelas fortes chuvas. O Rio Taquari ultrapassou 30 metros de altura, atingindo o maior nível da história. A marca de 31,2 metros supera a enchente de 2023 (29,5 metros) e também o recorde histórico de 1941 (29,9 metros).

Além das 57 mortes confirmadas, há 67 pessoas desaparecidas e 74 feridas. A Defesa Civil estima que 32.962 pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo 8.296 em abrigos e 24.666 desalojadas. No total, 281 dos 496 municípios do RS registraram algum tipo de problema climático, afetando 377,5 mil pessoas.