NotíciasRio de Janeiro

Banco Central fechará o ano de 2023 com taxa Selic em 11,75% 

Em sua última reunião do ano de 2023, o Copom (Comitê de Política Monetária), órgão do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa básica de juros (Selic) em mais 0,50 ponto percentual. 

Com isso, a taxa Selic passou de 12,25% para 11,75% ao ano, menor patamar desde março de 2022. A decisão foi unânime e, no comunicado, do Copom sinalizou para o mercado que manterá o mesmo ritmo de corte nos juros básicos “nas próximas reuniões”.

Essa é a quarta redução consecutiva da Selic no ciclo de flexibilização iniciado em agosto. 

As projeções do Boletim Focus para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano estão em 4,60% e as do Copom em 4,50% — ambas abaixo do teto da meta de inflação de 2023, de 4,75%.

No comunicado, o Copom informou que entende que a redução “é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e o de 2025”. 

O texto destaca, também, que a “condução da política monetária ainda demanda serenidade e moderação”.

O BC reforça na nota a preocupação na manutenção das metas fiscais, que não foram aprovadas pelo Congresso. No comunicado, repete o trecho em que “reafirma a importância da firme persecução dessas metas”. 

No Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, que tramita no Congresso, a meta fiscal é de déficit primário zerado no próximo ano.

Para o economista Aurélio Valporto, a redução na taxa Selic é positiva, mas salienta que o Brasil ainda tem uma das taxas de juros mais elevadas do mundo, prejudicando investimentos no setor produtivo e o fortalecimento da economia interna.

*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com