ArtigosRio de Janeiro

Autocuidado: turismo wellness cresce e inspira roteiros focados em autoconhecimento e evolução pessoal  

A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas no comportamento das pessoas, especialmente no que diz respeito ao bem-estar e à saúde mental. O foco no equilíbrio emocional, nas conexões humanas e na evolução pessoal se tornou uma prioridade para muitos. Dados de 2022 do McKinsey Health Institute (MHI) revelam que 92% dos brasileiros consideram a saúde mental como muito ou extremamente importante, superando a média global de 85%.

Com essa crescente conscientização, o mercado de turismo wellness, que valoriza o autocuidado e a saúde holística, vem registrando um crescimento expressivo. Esse segmento, que antes era visto como uma forma de escapismo, passou por uma ressignificação: as viagens agora são buscadas como oportunidades para um mergulho profundo em si mesmo, promovendo a evolução pessoal, o equilíbrio emocional e o fortalecimento das conexões humanas e com o meio ambiente. De acordo com o Global Wellness Institute (GWI), o turismo de bem-estar deverá crescer 21% ao ano até 2025, alcançando mais de um bilhão de viagens individuais anualmente.

Essa tendência é confirmada por um relatório da Amadeus em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), que aponta um aumento de 34% no número de turistas internacionais em 2023 em comparação com 2022. Além disso, as buscas por viagens para o período entre maio e agosto deste ano cresceram 132% em relação ao mesmo período do ano passado.

Agatha Abrahão, diretora-executiva da tradicional agência de viagens Stella Barros Turismo, destaca que o turismo de bem-estar está em constante evolução e expansão. “As pessoas estão em busca de jornadas de autoconhecimento e evolução pessoal. Após a pandemia, elas passaram a valorizar ainda mais o tempo e a presença, enxergando as viagens como uma poderosa janela de desenvolvimento e de trocas profundas com outras culturas e realidades. Cerca de 46% dos viajantes latino-americanos afirmam que desacelerar, desconectar e ressignificar são os principais motivos para viajar. Eles querem fazer isso com tranquilidade e confiança, focados em experiências de transformação pessoal”, ressalta Agatha.

Segundo a executiva, o público desse segmento também está mudando. “O turismo wellness, que antes era visto como um luxo acessível principalmente para o público 50+, agora está rejuvenescendo e atraindo jovens de 25 a 49 anos, especialmente Millennials (48,2%) e a Geração Z (28%). Pesquisas indicam que 64% dos viajantes estão dispostos a reduzir gastos em outras áreas para priorizar viagens de autoconhecimento e transformação pessoal. O que antes era um privilégio dos mais velhos agora abre espaço para um público mais jovem, com crescimento previsto de 28,3% até 2025.”

Detox da Alma

Inspiradas por essas novas tendências, as agências de viagens estão criando roteiros cada vez mais sofisticados e transformadores. Um exemplo é o “Detox da Alma na Colômbia”, lançamento da Stella Barros Turismo em parceria com a psicóloga e astróloga Chloé d’Archemont. Este retiro, voltado para mulheres, acontecerá pela primeira vez na Colômbia em novembro, com vagas limitadas. A viagem, que combina autoconhecimento e contato com a natureza, inclui visitas a Bogotá, Palomino e Cartagena. Em cada uma dessas cidades, as participantes conhecerão histórias inspiradoras de mulheres locais, como a artista e ativista Maria Paula Durán e a guardiã cultural arhuaca Deysi Torres.

As edições anteriores do “Detox da Alma” ocorreram em Búzios, no Rio de Janeiro, e ofereceram uma experiência transformadora por meio de astrologia, rodas de conversas entre mulheres, vivências de autoconhecimento e yoga. “O objetivo do ‘Detox da Alma’ é orientar as melhores formas de se conectar com a espiritualidade e o corpo físico. Essas experiências proporcionam um autoconhecimento profundo e uma conexão com a alma, permitindo que as pessoas retornem dessas viagens transformadas e com novas perspectivas para aplicar em suas vidas diárias”, explica Chloé.

Agatha Abrahão finaliza destacando o papel transformador desse tipo de viagem: “O ‘Detox da Alma na Colômbia’ oferece uma rica troca de experiências no universo feminino, promovendo a evolução pessoal. Para nós, uma marca nascida de uma mulher forte, vanguardista e inspiradora, essa viagem representa uma forma de ressignificar e fortalecer nossa própria jornada.”

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Autocuidado: turismo wellness cresce e inspira roteiros focados em autoconhecimento e evolução pessoal  


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com