ArtigosRio de Janeiro

Ausência de uma candidatura popular no Rio favorece a reeleição de Eduardo Paes

Eduardo Paes no Bar Madrid, na Tijuca – Foto: Reprodução/Internet

Chama atenção a ausência de uma candidatura do campo popular nas eleições para a prefeitura do Rio. Esse fator pode ser determinante para a vitória de Paes no primeiro turno das eleições. Não é uma afirmação. Ainda não começou a propaganda eleitoral na televisão, novos debates virão, Ramagem ainda é desconhecido de boa parte da população, ou seja, ainda tem muita água pra rolar. Mas, as candidaturas colocadas não são capazes de dividir o campo popular com Eduardo Paes, que lidera com folga nesse segmento em todas as pesquisas, como demonstrado nesta terça, 13/8, no agregador de pesquisas do grupo Globo.

Mas nem precisava de pesquisa para fazer essa constatação. Nem as candidaturas de Tarcísio e Amorim, radicalizadas em setores pequenos da extrema esquerda e direita, respectivamente, nem a candidatura de Marcelo Queiroz, tem representação nesse grupo social.

A candidatura de Ramagem tende a crescer entre os mais pobres dentro do espectro “evangélicos”, onde Bolsonaro tem ampla aceitação e onde a distância de Ramagem para Paes se mostra menor nas pesquisas. Mas a figura do delegado pode ter mais dificuldade de avançar nas comunidades cariocas fora desse núcleo. Talvez por isso mesmo Ramagem tenha tirado o “Delegado” do seu nome de urna.

Por enquanto, Eduardo Paes nada de braçada, com a prefeitura fazendo obras na periferia das zonas norte e oeste da cidade, sem ter um opositor com o qual as camadas populares se identifiquem.

A tendência de polarização entre Ramagem e Eduardo Paes é enorme e as demais candidaturas tendem a minguar. O campo bolsonarista deveria ter estimulado uma candidatura popular para dividir votos com Eduardo Paes e garantir um segundo turno. Agora vai ser preciso suar a camisa, melhorar o desempenho nos debates e apresentar um programa eleitoral forte. Por enquanto, todas as fichas estão depositadas na transferência de votos do ex-presidente Bolsonaro. Será suficiente ou o eleitor carioca vai querer um pouco mais?

O DIÁRIO DO RIO, como faz desde 2020, realiza uma série de entrevistas com os pré-candidatos à Câmara de Vereadores do Rio. Acompanhe:

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ausência de uma candidatura popular no Rio favorece a reeleição de Eduardo Paes


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com