CovidNotícias

Astronautas 'presos' no espaço voltarão à Terra com missão de SpaceX somente em 2025, diz Nasa

Em comunicado divulgado neste sábado (24), a Nasa afirmou que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams serão resgatados em fevereiro de 2025 por uma espaçonave da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. Wilmore e Williams foram enviados à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho para uma missão de oito dias, entretanto, não conseguiram retornar após problemas técnicos.

De acordo com a agência espacial, ambos os astronautas voltarão à Terra em uma missão da Crew Dragon. A nave da SpaceX terá dois assentos vazios para receber os astronautas. Até lá, a dupla seguirá trabalhando em pesquisas desenvolvidas por cientistas da ISS.

Administrador associado da Nasa, Jim Free que foi uma decisão difícil, mas é “absolutamente a correta”. Para a agência, trazer os astronautas de volta à Terra na Starliner – nave que apresentou problemas técnicos – seria um grande risco para Wilmore e Williams.

Publicidade

Desenvolvida pela Boeing, a Starliner apresentou defeito nos propulsores, além de vazamentos de hélio. A espaçonave retornará ao Brasil vazia, no piloto automático.

Até o momento, o resgate dos astronautas foi adiado três vezes. A Nasa, porém, afirma que seus profissionais são enviados ao espaço conscientes que podem ter de passar mais tempo na missão do que o previsto.