MundoNotícias

Assim como Lula, Bolsonaro também caiu no banheiro do Alvorada e bateu com a cabeça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi o único chefe do Executivo a sofrer um acidente doméstico no banheiro do Palácio da Alvorada. Assim como o petista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também sofreu uma queda no cômodo em 2019, precisando ser hospitalizado. Na ocasião, Bolsonaro chegou a ter uma perda repentina de memória. Após o acidente, o cômodo passou por reformas para melhorar a segurança.

O episódio aconteceu em 23 de dezembro, na antevéspera do Natal. O então presidente bateu com a cabeça no piso e precisou ser levado às pressas ao Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Lá, ele passou por exames de tomografia que não detectaram nenhuma anormalidade. Mesmo assim, o chefe do Executivo precisou ficar em observação.

Após o acidente, em entrevista a um programa de TV na Band, ele afirmou que não conseguia se lembrar do que havia feito no dia anterior:

Publicidade

– É aquela história, depois que vai ficando velho, [a gente] volta a ser criança. Eu dei uma escorregada, realmente. Foi meio feio o negócio. Perdi a memória, mas, graças a Deus, está tudo em paz. No dia seguinte [ao acidente], hoje de manhã, precisei recuperar muita coisa, mas agora eu estou bem. Eu não sabia, por exemplo, o que tinha feito no dia de ontem. Eu caí de costas, escorreguei pra frente, mas caí de costas. Foi uma pancada muito forte – disse Bolsonaro.

Diante do acidente, o governo realizou mudanças no banheiro para garantir a segurança de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Foram colocadas barras de segurança e tapetes antiderrapantes no cômodo.

O ex-presidente ordenou a manutenção do piso de mármore, utilizado no banheiro da Alvorada. Tradicionalmente, os funcionários utilizavam cera para evitar que o material ficasse poroso. Bolsonaro decidiu suspender o uso para evitar novos tombos.

No último sábado, Lula deu entrada na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês, após cair no banheiro de casa e bater a cabeça. Em nota assinada pelo diretor de governança clínica do hospital, Dr. Rafael Gadia, Lula teve um ferimento “corto-contuso em região occipital” e foi orientado a evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Por esse motivo, cancelou a viagem que faria a Rússia essa semana.

Em entrevista à GloboNews, o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico que acompanha Lula, disse que o trauma foi “importante” e provocou pequena hemorragia cerebral e, por isso, o presidente precisa ficar sob observação.

Já em conversa com o candidato petista à prefeitura de Camaçari (BA) Luiz Carlos Caetano, divulgada nas redes sociais nessa segunda-feira, Lula relatou que o acidente foi “grave”. O presidente contou que os médicos vão saber o “estrago” da lesão daqui a três ou quatro dias.

– Eu tive um acidente aqui, mas uma bobagem minha. Foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada. Eu estou cuidando, porque qualquer coisa na cabeça é muito forte, né? Então, eu estou aguardando porque os médicos disseram que eu tenho que esperar uns três ou quatro dias para eles saberem qual foi o estrago que fez a batida – afirmou Lula.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com