ArtigosRio de Janeiro

Áreas de espera de unidades de saúde públicas ou privatizadas deverão ser climatizadas

Áreas de unidades municipais de saúde do Rio devem ser todas climatizadas, segundo Projeto de Lei / Prefeitura

Com o objetivo de oferecer mais conforto e uma boa ambientação a pacientes e funcionários, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) aprovou, em 2ª discussão, durante a sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (12), o PL 2954/2024, que estabelece a climatização de todas as áreas de espera de hospitais e postos de saúde públicos ou privatizados do município. O prefeito Eduardo Paes (PSD) terá até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a matéria.

Na justificativa do projeto, a vereadora Rosa Fernandes (PSD), autora do PL, defendeu que a climatização dos equipamentos reduzirá a ansiedade dos pacientes, além de dignificar o atendimento nas unidades.

“Pacientes mais confortáveis tendem a se sentir mais relaxados e menos ansiosos, melhorando a qualidade geral da visita aos hospitais públicos e privados, postos de saúde e clínicas da família. O principal objetivo deste projeto é garantir um atendimento digno, eficiente a todos que precisarem de atendimento hospitalar no município do Rio”, disse a vereadora.

O conforto térmico, segundo o vereador Dr. Marcos Paulo (PT), também vai repercutir na qualidade do atendimento prestado pelos profissionais da saúde, que muitas vezes enfrentam “uma carga de trabalho muito grande e um número de atendimentos”.

 “Assim a prefeitura do Rio dará dignidade não só para os pacientes, como também para os profissionais de saúde que estão na linha de frente e que necessitam de um conforto térmico para poderem desempenhar com segurança e tranquilidade o seu trabalho. Nós sabemos que as pessoas que estão atendendo aos pacientes precisam estar bem fisicamente e emocionalmente. Pois, entendemos que é uma carga de trabalho muito grande e um número de atendimentos elevado também”, observou Dr. Marcos Paulo.

O vereador Paulo Pinheiro (PSOL) lembrou que, além das unidades de saúde, as escolas do município também devem ser climatizadas. “É preciso que a prefeitura entenda que não adianta só pendurar ar-condicionado. Nós precisamos climatizar tanto a saúde quanto a educação. Isso é uma necessidade”, reforçou.

Segundo o Projeto de Lei, os sistemas de climatização deverão estar em conformidade com a Resolução Anvisa nº 9, de 16 de janeiro de 2003, e a Portaria GM/Ministério da Saúde n° 3.523, de 28 de agosto de 1998.

Com a regulamentação do projeto, a Prefeitura terá que definir formas de fiscalização do cumprimento da Lei e eventuais penalidades.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Áreas de espera de unidades de saúde públicas ou privatizadas deverão ser climatizadas


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com