ArtigosRio de Janeiro

“Alta de aluguéis no Leblon” decreta o fim do Dias Bar e Mar, neste sábado

Fachada do Dias Bar e Mar, no Leblon / Google Maps

O Dias Bar e Mar, liderado pelo mixologista Jonas Aisengart, localizado no início da Rua Dias Ferreira, no Leblon, vai encerrar as atividades neste sábado, dia 1º de julho. Apesar de bonito e bem planejado, o espaço soçobrou após seis meses de atividades. E não foi por falta de clientela, o lugar vivia lotado. O fechamento, segundo Aisengart, deve-se ao aumento do aluguel. Em entrevista ao jornal O Globo, ele disse que o dono do estabelecimento mostrou-se “intransigente” quanto ao valor exigido.

A situação vivida pelo Dias Bar e Mar não é a única. Os donos de lojas no Leblon, especialmente os que têm estabelecimentos em ruas badaladas como a Dias Ferreira estão precificando os aluguéis, sem levar em conta as condições de pagamento do inquilinato. E as luvas, encargo que só existe no Rio de Janeiro, também não sai barato. O que dificulta ainda mais a sobrevivência de um empreendimento, mesmo que bem-sucedido com o Dias Bar e Mar.

“Realmente é uma pena. A casa estava lotando toda sexta, um pouco mais devagar nos outros dias e ali no Leblon, você sabe, os aluguéis são monstruosos. O proprietário ainda querendo aumentar, entendemos que era melhor fechar”, lamentou ao veículo, Jonas Aisengart, que já esteve à frente do bar Quartinho, em Botafogo, entre outros empreendimentos de sucesso.

Em sua conta no Instagram, o mixologista já anunciou o encerramento da unidade, que conta com o Velvet, um clube intimista de jazz, que atua no subsolo da casa. A boa notícia é que este reabrirá no Humaitá, local onde os aluguéis são mais acessíveis.

A crise gerada pela pandemia deflagrou a quebra de vários empreendimentos comerciais no Rio de Janeiro. Com isso, os donos de lojas tiveram que baixar os aluguéis dos imóveis para poder atrair novos inquilinos. A medida gerou um movimento virtuoso de retomada da gastronomia carioca cujos chefs e empreendedores passaram a contar com espaços interessantes a preços convidativos. A tendência, agora, parece ser a reversão do movimento gerado pela pandemia, com preços nas alturas e alta rotatividade de empreendimentos por falta de capacidade de pagamento.

As informações são do jornal O Globo.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com