NotíciasRio de Janeiro

Alemanha: Desemprego dispara com a chegada de refugiados da Ucrânia

O desemprego na Alemanha aumentou mais do que o esperado no mês de junho, devido às “condições econômicas difíceis”,  segundo destaca um relatório oficial divulgado na última semana. 

A Agência Federal de Emprego (BA) informa que o número de pessoas desempregadas saltou em 28 mil em relação ao mês anterior em termos ajustados sazonalmente. O mês de maio teve um aumento de 13 mil ante o mês de abril, destaca o mesmo relatório. 

Analistas consultados pela agência de notícias Reuters admitem que esperavam que o número de junho se mantivesse em 13 mil desempregados.

De acordo com a BA, o desemprego no país costuma diminuir no início do verão. Em média, nos três anos anteriores à pandemia do coronavírus, caiu 28 mil. 

Este ano, no entanto, todos os 16 estados federais da Alemanha viram um aumento nas taxas de desemprego em comparação com junho de 2022.

“As condições econômicas mais difíceis agora também estão sendo sentidas no mercado de trabalho”, destaca a reportagem da Reuters citando a chefe do escritório trabalhista, Andrea Nahles. 

“O desemprego está a aumentar e o crescimento do emprego está a perder força”, disse.

A Alemanha é a maior economia da UE (União Europeia) e tem uma das taxas de desemprego mais baixas do continente. O número de pessoas desempregadas no país aumentou 8% em junho na comparação anual, informou o Ministério do Trabalho. O número total de desempregados, sem ajuste sazonal, é de 2.555 milhões de pessoas. 

O aumento acentuado das taxas de desemprego pode ser parcialmente atribuído ao influxo de refugiados da Ucrânia. Mais de um milhão de pessoas chegaram à Alemanha vindas da Ucrânia desde fevereiro de 2022.

Nesta época do ano passado, o governo alemão iniciou um programa de assistência ao emprego para refugiados ucranianos, e o desemprego saltou 103 mil mês a mês, ou 5%, em comparação com junho de 2021.

Neste mês, 193 mil cidadãos ucranianos estão desempregados na Alemanha, segundo dados oficiais. Um total de 499 mil ucranianos empregáveis estão registrados em centros de emprego e agências de emprego na Alemanha, em comparação com apenas 20 mil em fevereiro de 2022, de acordo com os números da BA.

O escritório do trabalho admitiu, no entanto, que, mesmo sem levar em conta os refugiados ucranianos, o desemprego na Alemanha teria aumentado ano a ano. A inflação no país saltou inesperadamente para 6,4% em junho, ante 6,1% em maio, mostraram dados preliminares do escritório de estatísticas alemão nesta quinta-feira.

A Alemanha está no que os economistas descrevem como uma “recessão técnica”, já que sua economia contraiu por dois trimestres consecutivos, no final de 2022 e início de 2023. O banco central alemão disse na segunda-feira que esperava que a recessão terminasse no trimestre da primavera, acrescentando que o PIB “aumentaria ligeiramente” no período de abril a junho.

*Da RT com edição da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com