ArtigosRio de Janeiro

Aconteceu no Rio Antigo: O 1º escravo alforriado no Brasil após uma vaca perdida e um milagre

Santuário da Igreja de Nossa Senhora da Penna (Freguesia/Jacarepaguá) Foto: Rafael Pereira/Diário do Rio

De modo geral, as igrejas mais antigas possuem histórias interessantes. E, para mim, as do Rio de Janeiro, parecem ter um “quê” a mais, um encanto, uma carioquice, que as diferenciam das demais. Este é o caso da Igreja de Nossa Senhora da Penna, que fica no bairro da Freguesia de Jacarepaguá.

Sua história tem início no dia 8 de setembro de 1661 quando um escravo perdeu a vaca de seu senhor. Este senhor era conhecido por seus castigos impiedosos e ameaçou o jovem escravo que se não encontrasse logo a sua vaca, sofreria o pior castigo de todos.

O jovem ficou amedrontado, e depois de procurar por horas a fio, nada encontrou. Nenhum sinal da vaca perdida. Na época, existia uma forte devoção a Nossa Senhora da Penna, e o jovem escravo, se agarrou na sua última esperança: pediu proteção à Santa.

Logo após, olhou para a colina, que até então se chamava “Colina do Galo” e para sua surpresa, viu Nossa Senhora apontando para o local onde estava a vaca.

O seu senhor, de longe, também presenciou a aparição e o milagre, e ficou tão impactado que mandou erguer naquele local uma ermida em reconhecimento a N. S. da Penna, e depois, alforriou o jovem. Foi o primeiro registro de alforria no Brasil Colônia.

Em 1664, o padre Manuel de Araújo, levantou esta igreja – “Edificação afortalezada, de paredes espessas de madeira de lei, contra o abuso no trovejamento e ante a ameaça de pirataria e temendo as flechas dos índios. Casa para rezar e defender cristãos”. Hoje, após algumas reformas a igreja ainda é a mesma e foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Mas Nossa Senhora da Penna não parou por aí, realizou também outros milagres em terras cariocas, e um deles de grande repercussão: em 1770, quando a Igreja andava em obras, a água era trazida para cima com muito sacrifício. Um escravo velho, que fazia este trabalho, cansado, pediu a ajuda de Nossa Senhora da Penna, e imediatamente correu água da pedra. A água está correndo até hoje, e o povo denominou “Fonte de Água Milagrosa”.

A Igreja da Penna é uma das mais antigas do Brasil, e no Morro da Penna (antiga colina do Galo) há vista privilegiada para todo o Rio.

Na minha opinião, esta é uma das histórias mais belas que aconteceram no Rio Antigo. E aí, você já conhecia a história, esta Igreja e a vista? Comente. Assista o vídeo completo da matéria no Instagram.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com