NotíciasRio de Janeiro

“Acabou para Israel: a desescalada do conflito tornou-se crucial”, diz ex-oficial da CIA

Na guerra entre Israel e Hamas existem “realidades” em confronto: o que realmente acontece no terreno e as versões turbinadas pela mídia ocidental, cuja linha editorial está focada em criminalizar a população palestina e vitimizar o estado de Israel com sua campanha de limpeza étnica na Faixa de Gaza. 

Com isso, a narrativa corrente enaltece a supremacia bélica israelense frente a um suposto inimigo em seus dias derradeiros. 

Mas a realidade do terreno demonstra exatamente o contrário do que propaga ou pretende a corrente midiática ocidental, segundo análise do ex-oficial de inteligência dos Estados Unidos, Scott Ritter. Por meio de uma postagem na rede social X (antigo Twitter), ele ironiza a cobertura da mídia ocidental, afirmando que “observar a mídia dos EUA lidando com a disfunção israelense é fascinante”. 

“A CNN relata como se Israel estivesse no comando. As FDI (Força Aérea Israelense) estão desmoralizadas, em pânico com a guerra urbana que não podem combater”, escreveu.

“A liderança israelense está em colapso caótico. A opinião internacional está a mudar, à medida que o mundo se mobiliza em prol dos palestinianos e da resistência. A ofensiva (invasão terrestre de Gaza) foi adiada pelo ‘clima’, embora a Força Aérea Israelense possa voar em todas as condições. Acabou para Israel. Eles simplesmente não percebem isso ainda”, afirmou Ritter.

Scott Ritter avalia que a situação será ainda mais desfavorável para Israel se outros atores, como o grupo Hezbollah (no Sul do Líbano) e o Irã deflagrarem outras frentes de batalhas. 

“Se os decisores políticos dos EUA acreditam que dois grupos de batalha de Cartier irão intimidar o Hezbollah ou o Irã, eles nada sabem sobre nenhum deles”, pontuou.

Para o analista, a desescalada deste conflito torna-se crucial para Israel, porque o país está vulnerável a sofisticação dos armamentos do Hamas, do Hezbollah e outros atores regionais que podem ser arrastados para o conflito.  

“E não há nada que Israel possa fazer para impedir que o míssil atinja o alvo pretendido. É por isso que a desescalada é tão importante. Cada voz pró-israelense que pede vingança está apenas selando o destino da terra e das pessoas que afirmam viver. A melhor maneira de vencer uma guerra com o Irão não é começar uma. O resultado será muito melhor para todos os envolvidos”, destacou Scott Ritter.

O ataque surpresa da Tempestade Al-Aqsa

No sábado (07), o Movimento de Resistência Islâmica Palestina (Hamas) lançou a Operação Tempestade de Al-Aqsa, um ataque surpresa multifacetado que incluiu uma enxurrada de lançamentos de foguetes e infiltrações nos territórios ocupados por Israel por terra, mar e ar. Durante o conflito, 1300 israelenses foram mortos até agora.

VIU! PODCAST: Um dos melhores analistas de geopolítica na atualidade, o jornalista Pepe Escobar analisa a guerra entre Israel e Hamas, no Oriente Médio, avaliando as consequências imediatas, assim como no médio e longo prazo.

Em comunicado, o Hamas afirmou que a operação é uma retaliação ao ataque contínuo à mesquita de Al-Aqsa, em Al-Quds (Jerusalém) ocupada, e à crescente violência de colonos israelenses contra palestinos, que se intensificaram com a chegada ao poder do gabinete de extrema direita de Netanyahu, incluindo seu ministro da Segurança, o extremista Itamar Ben Gvir.

Depois de não conseguir lidar com os combatentes palestinos, o regime israelense começou a lançar ataques indiscriminados e brutais na Faixa de Gaza e impôs “um cerco total” a Gaza, privando os moradores do enclave costeiro de água, eletricidade, comida e combustível em meio ao conflito em curso como uma “punição coletiva”, conforme foi denunciado na segunda-feira (09) pela ONG Human Rights Watch (HRW), observando que a medida é “um crime de guerra”.

*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com