ArtigosRio de Janeiro

Ações de combate a dengue são intensificadas em cemitérios para o Dia de Finados

Foto: Divulgação

Considerados pontos estratégicos para o controle e prevenção das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, os cemitérios da cidade estão com a vistoria de arboviroses reforçada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o Dia de Finados (2/11), quando os locais devem receber grande quantidade de pessoas. As ações visam a eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nesses locais, e irão ocorrer antes e depois do feriado.

Os trabalhos de controle das arboviroses, tanto nas áreas residenciais quanto nos locais considerados pontos estratégicos – além dos cemitérios, borracharias, ferros-velhos, depósitos de sucata ou de materiais de construção, garagens de ônibus, etc. –  são realizados pela SMS durante todo o ano. Nos meses de calor, dentro da programação do Plano Verão, as ações são reforçadas.

Nesta sexta-feira (25/10), a ação aconteceu no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. Uma equipe com cerca de 30 agentes eliminou ou tratou depósitos com acúmulo de água que poderiam servir de criadouro para o Aedes aegypti. Os recipientes foram esvaziados ou receberam pastilhas de pesticidas para impedir o desenvolvimento e a proliferação das larvas do mosquito.

Este ano, até o dia 19 de outubro, foram vistoriados mais de 9,3 milhões de imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do Aedes aegypti, com eliminação ou tratamento de mais de 1,5 milhão de recipientes.

Para pedir vistorias ou denunciar locais com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, a população pode ligar para a Central 1746. A Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde atendeu mais de 94% das solicitações feitas este ano por este canal dentro do prazo estipulado, de cinco dias.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ações de combate a dengue são intensificadas em cemitérios para o Dia de Finados


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com