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Heinz se desculpa por suposta publicidade racista

A renomada fabricante de molhos, Heinz, teve que emitir pedidos de desculpas em duas ocasiões por divulgarem anúncios publicitários que foram interpretados como racistas em outros países. Em um dos anúncios, um homem negro é retratado com a boca inteiramente manchada de ketchup, rindo de maneira sinistra, em alusão ao personagem Coringa, que foi tema de um filme recente.

A imagem seguinte apresenta jovens recém-casados junto aos pais brancos do noivo e à mãe negra da noiva, que está sem a presença de um marido.

A VML criou o anúncio dos noivos, que promove molhos em tamanho família no Reino Unido. Embora o anúncio da Heinz tenha sido difundido pelo metrô de Londres, ele foi criticado por perpetuar a estereotipada imagem de que as pessoas negras possuem pais ausentes.

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“Acredite ou não, mulheres negras também têm pais”, escreveu o jornalista Nels Abbey, do jornal The Guardian, em sua conta no X. Ele é escritor do livro Think Like a White Man (Pense como um Homem Branco). 

Heinz pede desculpas por ‘perpetuar estereótipos negativos’ 

A Heinz entendeu a fonte das críticas e fez um pedido público de desculpas. “Entendemos como esse anúncio pode ter perpetuado estereótipos negativos de forma não intencional. Oferecemos nossas mais profundas desculpas e continuaremos a ouvir, aprender e melhorar para evitar que isso aconteça novamente”, declarou a companhia.

A publicidade que também causou controvérsia é a da agência Gut para o Halloween. Fazendo referência ao lançamento do filme Coringa: Delírio a Dois, com Joaquin Phoenix e Lady Gaga, figura um homem negro com a boca completamente manchada de ketchup, numa alusão à boca de um palhaço.

 

A frase “It Ha-Ha-Ha-Has to be Heinz”, que imita uma risada e afirma “Tem que ser Heinz”, é exibida juntamente com a imagem. A campanha foi transmitida em países como Alemanha, Espanha, França, Itália, Países Baixos e Reino Unido.As informações são da Revista Oeste.