NotíciasPolítica

TMZ remove fotos de Liam Payne após críticas

O TMZ, site americano que cobre entretenimento, foi alvo de críticas ao publicar uma foto que supostamente mostrava o corpo de Liam Payne, ex-vocalista do One Direction, morto ontem (16) em Buenos Aires, na Argentina.

A imagem mostrava recortes de um corpo caído em um deck de madeira. A publicação dizia que era o cantor, que caiu do terceiro andar da sacada de um hotel, pelas tatuagens e o relógio. Após as críticas, a foto foi removida sem explicações.

“O TMZ está tentando obter cliques e dinheiro de anúncios com o corpo de um jovem minutos após a notícia de sua morte. Imagine ser um membro da família de Liam Payne e ver isso”, escreveu Shayan Sardarizadeh, jornalista da BBC, em uma postagem no X, antigo Twitter.

Segundo Kelly McBride, presidente do Centro Craig Newmark para Ética e Liderança, do ponto de vista jornalístico, publicar fotos de pessoas mortas é defensável apenas em determinadas circunstâncias, como imagens que contam histórias importantes e de interesse público. Nesses casos, os veículos devem ser capazes de explicar a decisão de publicar o conteúdo.

“Quando você não tem um propósito jornalístico e vira alvo de críticas do seu público, muitas vezes é preciso voltar”, diz McBride em entrevista ao New York Times.

Para Sean Elliot, presidente do comitê de ética da National Press Photographers Association dos EUA, o editor deve ponderar se “a pessoa é famosa o suficiente, e se sua morte é significativa para ser um marco cultural”.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com