NotíciasPolítica

É falso que Moraes tenha trocado urnas para favorecer Boulos

É falso que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, tenha autorizado a troca de 48 urnas eletrônicas de última hora “para prejudicar Marçal e favorecer Boulos“, diferentemente do que afirma legenda de um post com vídeo mostrando a chegada do magistrado para votar em São Paulo.

Apesar de as imagens serem verdadeiras, conforme registrou o site Metrópoles, a legenda do conteúdo mente ao fazer tal afirmação. Moraes, que assumiu a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em agosto de 2022, deixou a corte em maio deste ano. Ele não tem, portanto, ligação direta com a Justiça Eleitoral e não há qualquer evidência de que ele tenha ordenado a troca de aparelhos. A ministra Cármen Lúcia é a atual presidente do órgão.

De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), durante o primeiro turno das eleições de 2024, 160 urnas foram substituídas na capital paulista —o equivalente a 0,6% do total de 26.553 urnas do estado— depois que foram identificados problemas técnicos. Segundo o órgão, as trocas foram autorizadas e realizadas pelo cartório eleitoral responsável pela seção onde as máquinas apresentaram defeito. “Os votos dos eleitores que já haviam votado na urna com defeito são recuperados com total segurança, podendo-se dar continuidade ao pleito”, disse o TRE-SP.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

POR QUE INVESTIGAMOS

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email folha.informacoes@grupofolha.com.br.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por O Dia e Tribuna do Norte publicada em 15 de outubro pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, O Povo, Nexo, Estadão, Agência Tatu, CNN Brasil, A Gazeta, SBT e SBT News.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com