CovidNotícias

FAB envia quinto voo para resgatar brasileiros no Líbano

A Força Aérea Brasileira enviou neste sábado (12) mais um avião da Operação Raízes do Cedro para resgatar brasileiros que querem deixar o Líbano em meio aos bombardeios de Israel. O quinto voo da aeronave KC-30 para Beirute, capital libanesa, decolou às 11h da Base Aérea de São Paulo. O voo de repatriação fará uma escala em Portugal antes de chegar ao destino.

O governo brasileiro enviou no avião uma carga de donativos para o Líbano com 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos diversos arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano, totalizando 1.340 Kg. A operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Defesa.

Na manhã deste sábado, mais 211 brasileiros desembarcaram no país. Ao todo, após quatro voos de repatriação, 885 pessoas e 11 animais domésticos retornaram ao Brasil.

Publicidade

A comunidade de brasileiros no Líbano é de cerca de 21 mil pessoas. Segundo o Itamaraty, cerca de 3 mil pessoas querem voltar ao Brasil. O Ministério da Defesa informou que a expectativa é resgatar 500 pessoas por semana.

O governo afirmou que planeja resgatar todas as pessoas que demonstrarem interesse em retornar. A Embaixada do Brasil em Beirute reúne informações por meio de formulários online de quem deseja voltar.

O Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros que estão no Líbano a seguir as recomendações de segurança das autoridades locais e, para os que tenham recurso, procurem sair do país por meios próprios.

Histórico de voos

O primeiro voo com brasileiros repatriados do Líbano pousou no último domingo (6), em Guarulhos (SP), com 229 passageiros e três animais domésticos.

O segundo voo pousou em solo brasileiro na terça-feira (8), com 227 pessoas e 3 animais de estimação.