CovidNotícias

Lula grava campanha na Granja do Torto; Bolsonaro não pôde

Nesta quinta-feira (10), Lula (PT) gravou vídeos de campanha com 17 candidatos do Partido dos Trabalhadores e que receberão o apoio da sigla no segundo turno das eleições municipais. As filmagens foram feitas na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência, em Brasília (DF).

Estiveram com Lula, na Granja do Torto, candidatos do PDT de Niterói, onde Rodrigo Neves tenta se eleger; e de Cuiabá, com Lúdio Cabral (PT), entre outros.

O advogado Cristiano Vilela, especialista em Direito Eleitoral, disse não ver problema no uso do espaço para as gravações, porque se trata de um espaço para uso residencial.

Publicidade

No entanto, em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fazer lives no Planalto e Alvorada.

Uma resolução deste ano do TSE sobre ilícitos eleitorais estipulou que as residências oficiais podem ser usadas para a realização de lives, desde que o ambiente seja neutro, e o conteúdo deve se restringir à pessoa detentora do cargo. A Justiça Eleitoral não esclareceu se o entendimento se estende às gravações de campanha. As informações são do jornal O Globo