NotíciasPolítica

Justiça torna réu neto preso por arrancar olho e desfigurar avô

Um jovem identificado como Hariel Borges da Silva, de 18 anos, virou réu por ter arrancado um olho e desfigurado o rosto do avô. Na última terça-feira (8), o juiz Alexandre Betini, da Vara do Júri e Execuções Criminais da comarca de Santos, recebeu a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e estabeleceu um prazo de dez dias para que o acusado se manifeste.

A vítima foi identificada como Oswaldi da Silva, de 77 anos. O crime aconteceu em julho, no apartamento onde avô e neto moravam, em Santos (SP).

Ao ser encontrado pela polícia, no local e dia do crime, o jovem teve que ser contido com com uma arma de choque. Ele foi detido por tentativa de homicídio duplamente qualificado e seguirá assim até decisão judicial.

Publicidade

Já o avô chegou a passar mais de 10 dias internado na Santa Casa de Santos até receber alta médica, em agosto.

No fim de setembro, o MP-SP ofereceu a denúncia contra Hariel e solicitou ainda a instauração de “incidente de insanidade mental” dele, o que também foi deferido, na última terça, pelo juiz.

A delegada Liliane Lopes Doretto, titular do 3° Distrito Policial (DP), revelou que o idoso havia descoberto que o neto estava fumando maconha e desaprovava o hábito. Fora isso, o jovem não gostava do fato de o avô ter seguido a vida após a morte da avó, que ocorreu há um ano e meio.

Na tarde do crime, o jovem teria manifestado o desejo de pegar o carro do idoso emprestado, mas teve o pedido negado. Ele confessou que estava sob efeito da maconha e que ouviu vozes antes do ataque.

Para a delegada, o THC, substância presente na maconha, pode ter atuado como um gatilho para o jovem, levando a um surto. As informações são do G1.