NotíciasPolítica

Que horas o furacão Milton chega à Flórida? Acompanhe a rota da tempestade

O furacão Milton, de categoria 5, se aproxima da costa oeste do estado da Flórida com ventos superiores a 250 km/h, com a expectativa de atingir o solo americano nesta quarta-feira. Moradores de diversas áreas receberam ordens de retirada por causa da tempestade — que registrou a intensificação mais rápida da História e ameaça inaugurar uma nova categoria máxima, a de número 6, com ventos de mais de 307 km/h.

Quando o furacão chegará?

Os ventos sustentados são considerados “prejudiciais” quando atingem 93 km/h e podem começar a quebrar galhos de árvores e arrancar telhas. Danos mais generalizados ocorrem quando os ventos atingem e excedem a força de furacão, que é de 119 km/h.

Os dados são de 9 de outubro às 2h da manhã, horário do leste — Foto: The New York Times
Os dados são de 9 de outubro às 2h da manhã, horário do leste — Foto: The New York Times

 

Publicidade

Onde estão as ordens de evacuação em vigor?

Autoridades por toda a Flórida emitiram instruções de evacuação, muitas especificando zonas de evacuação ou níveis onde os moradores foram instruídos a sair. Essas áreas correspondem aos mapas oficiais.

  • Condado de Charlotte, Flórida: Ordens de evacuação estão em vigor para pessoas que vivem nas zonas A e B, bem como para aquelas em casas móveis e pré-fabricadas, de acordo com autoridades de gerenciamento de emergência do condado. A partir de terça-feira, 8 de outubro às 19h19, horário do leste
  • Condado de Citrus, Flórida: Uma ordem de evacuação obrigatória está em vigor para pessoas que vivem em campistas, tendas, casas móveis, casas pré-fabricadas ou estruturas incapazes de suportar ventos de 110 milhas por hora, bem como para pessoas na zona A. As evacuações obrigatórias começaram na segunda-feira para todas as instalações de enfermagem especializada e vida assistida na zona A. A partir de terça-feira, 8 de outubro, às 19h20, horário do leste
  • Condado de Clay, Flórida: Nenhuma ordem de evacuação obrigatória foi emitida, “mas se você mora em áreas baixas, áreas propensas a inundações e ao longo do Black Creek ou do Rio St. Johns, nós o encorajamos fortemente a se mudar”, dizia uma mensagem no site de gerenciamento de emergência do condado. Pessoas que moram em um trailer, casa móvel, casa antiga ou barco também foram encorajadas a se mudar. A partir de terça-feira, 8 de outubro às 19h24, horário do leste

Onde é possível ocorrer inundações?

Storm surge é a água do oceano empurrada para a costa pelos ventos da tempestade e historicamente tem sido a principal causa de morte por furacões. Se a onda ocorrer durante a maré alta, pode ter efeitos de longo alcance.

Os dados são de quarta-feira, 9 de outubro, às 6h18, horário do leste — Foto: The New York Times
Os dados são de quarta-feira, 9 de outubro, às 6h18, horário do leste — Foto: The New York Times

 

Quais cidades estão sendo afetadas pelo furacão Milton?

Zonas de seis condados do estado receberam ordens de evacuação obrigatórias, enquanto outras estão sob alerta de emergência. A situação mais dramática é na costa oeste, onde está localizada a Baía de Tampa, onde estão cidades grandes como Clearwater e Saint Petersburg. Na cidade de Tampa, o parque Busch Gardens fechou as portas diante da proximidade do furacão. Em outros pontos turísticos da costa da Flórida, como Venice, moradores também estão procurando abrigos.

— Eu peço a todos, a todos atualmente localizados no caminho do furacão Milton que escutem as autoridades locais e sigam as instruções de segurança — disse o presidente dos EUA, Joe Biden, durante um pronunciamento na Casa Branca. — Se vocês estão sob ordem de evacuação, devem sair agora. Agora, agora, agora. Vocês já deveriam ter saído. É uma questão de vida ou morte.

A rota do furacão Milton — Foto: Editoria de Arte
A rota do furacão Milton — Foto: Editoria de Arte

Segundo o governador, Ron DeSantis, os acostamentos das principais rotas rodoviárias usadas para evacuações foram abertos e os pedágios também foram dispensados. Ele alertou para que os residentes de áreas de risco deixem suas casas enquanto há tempo, enquanto o diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie, acrescentou que o estado está oferecendo serviço de transporte gratuito para as pessoas que estão tentando fugir.

— Você deveria estar executando seu plano [de retirada] agora. Se vão sair, saiam agora — disse DeSantis em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira. — Vocês têm tempo hoje. O tempo vai se esgotar muito em breve, se vocês esperarem mais.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com