NotíciasPolítica

Eleições 2024: PSD foi o partido que levou mais capitais em 1º turno

Com o resultado final do primeiro turno nas 26 capitais brasileiras durante as Eleições Municipais de 2024, o PSD de Gilberto Kassab foi o partido que levou mais prefeituras no último domingo (6/10), com um total de três. Candidatos de 11 capitais foram eleitos ou reeleitos já em primeiro turno, enquanto 15 terão uma segunda rodada de votação no fim do mês.

Na lista das 11 capitais, o PSD foi seguido por PL, União Brasil e MDB — com duas capitais cada um —, pelo PSB e Republicanos — com uma capital, cada. O resultado mostra uma vitória de siglas do chamado Centrão.

Os dois partidos que costumavam vencer muitas eleições majoritárias, como PT e PSDB, não levaram nenhuma capital no domingo. O PP, do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), também foi outra ausência notada entre os vitoriosos do primeiro turno.

Publicidade

O PSD ainda disputa outras duas prefeituras no segundo turno: Belo Horizonte (MG), com Fuad Noman, e Curitiba (PR), com Eduardo Pimentel. Isso significa que o partido pode vir a chefiar cinco das 26 capitais brasileiras.

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, é a sigla que disputa mais prefeituras nas 15 capitais que vão ao segundo turno das Eleições Municipais de 2024.

História do PSD

O PSD foi fundado em 2011, junto com dissidentes de diversas siglas como o antigo DEM (que se fundiu com o PSL e deu origem ao União Brasil), o PSDB e o antigo PPS (hoje Cidadania). Kassab segue como o presidente nacional da sigla.

Depois de ser prefeito de São Paulo e ministro dos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), Kassab ocupou cargos no governo estadual. Ele foi chefe da Casa Civil de João Doria (ex-PSDB) e é secretário de Governo e Relações Institucionais de Tarcísio de Freitas (Republicanos).