NotíciasPolítica

Veja recentes pesquisas nas disputas de prefeituras no estado de São Paulo

As eleições 2024 estão marcadas para ocorrer no primeiro domingo de outubro, dia 6. O segundo turno acontece caso o candidato mais votado para a prefeitura não consiga atingir a maioria absoluta, que é a metade mais um dos votos válidos (não contam nulos ou brancos).

Neste ano, as eleições são voltadas para a escolha de prefeitos e vereadores. As votações ocorrem em mais de 5.500 cidades e vão mobilizar mais de 150 milhões de eleitores, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Os institutos Datafolha e Quaest divulgam pesquisas sobre as corridas a prefeito nas principais cidades do país e do estado de São Paulo, que terá corridas eleitorais em seus municípios. Confira as pesquisas mais recentes nas disputas dentro do estado:

Segundo o Datafolha de 26 de setembro, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) lideram a disputa na capital paulista, com 27% e 25% das intenções de voto, respectivamente. Pablo Marçal (PRTB) está na terceira colocação, com 21%.

Tabata Amaral (PSB) tem 9% e José Luiz Datena (PSDB), 5%. Depois deles vêm a empresária Marina Helena (Novo), com 2%. Disseram votar em branco e nulo 6% e não souberam responder 3%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Contratado pela Folha, o levantamento ouviu 1.610 eleitores na capital, e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-06090/2024

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) lidera a pesquisa Quaest na maior cidade do interior paulista. O candidato à reeleição tem 46% das intenções de voto e está isolado na primeira colocação. Rafa Zimbaldi (Cidadania), segundo colocado nas eleições de 2020, marca 16%.

Pedro Tourinho (PT), terceiro no último pleito, tem 13% das intenções. Os dois estão empatados na margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos. Angelina Dias (PCO) tem 2% e Wilson Matos (Novo), 1%. Os dois empatam na margem de erro.

Dizem votar em branco, nulo ou não votar 14% e são indecisos 8%.

A pesquisa foi encomendada pela EPTV e foi realizada presencialmente com 900 pessoas de 16 anos ou mais em Campinas, nos dias 15 a 17 de setembro. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-06150/2024.

O deputado federal Ricardo SIlva (PSD) lidera isolado a disputa, com 54% das intenções de voto. No segundo lugar, três candidatos empatam tecnicamente: Roque (PT), com 7%, Marco Aurélio (Novo), com 5%, e André Trindade (União Brasil), com 5%.

Dr. Ismar Menezes (Agir) e Douglas de Andrade (PCO) têm 1% e empatam na margem de erro com Marco Aurélio e André Trindade. 12% são indecisos e 15% dizem votar em branco, nulo ou não votar.

A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com 852 pessoas de 16 anos ou mais em Ribeirão Preto, nos dias 15 a 17 de setembro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-07293/2024. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

São José dos Campos

O ex-prefeito Eduardo Cury (PL) e o atual prefeito Anderson (PSD) empatam dentro da margem de erro na liderança da cidade do Vale do Paraíba paulista. Cury tem 31% das intenções de voto e Anderson, 26%, segundo pesquisa Quaest divulgada em 30 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Em seguida, aparecem Dr. Elton (União Brasil), com 13% e Wagner Balieiro (PT), com 8%, eles também empatam na margem de erro. Toninho Ferreira (PSTU) e Prof. Wilson Cabral (PDT) pontuam 1% cada. Dizem votar em branco ou nulo 12% dos eleitores e 8% não sabem em quem votar.

A pesquisa Quaest foi contratada pela Rede Vanguarda e ouviu 852 eleitores em São José dos Campos, entre os dias 27 e 29 de setembro. Foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-08311/2024.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com