CovidNotícias

Fazendeiro dos EUA pega seis meses de prisão por clonar ovelhas gigantes para caça em cativeiro

Um homem de 81 anos, de Montana, nos Estados Unidos, foi condenado a seis meses de prisão por usar ilegalmente tecidos e testículos de grandes ovelhas caçadas na Ásia Central e nos Estados Unidos para criar híbridos de ovelhas para caça em cativeiro no Texas e em Minnesota.

O juiz do Tribunal Distrital dos EUA, Brian Morris, afirmou que ponderou a idade de Schubarth e a falta de antecedentes criminais em comparação com uma sentença que desencorajaria outras pessoas a tentar “mudar a composição genética das criaturas” na Terra.

Morris também multou Schubarth em cerca de R$ 100 mil e ordenou que ele fizesse um pagamento de R$ 20 mil para a Fundação de Vida Selvagem dos EUA. “Vou ter que trabalhar o resto da minha vida para reparar tudo o que fiz”, disse Schubarth ao juiz momentos antes da sentença.

Publicidade

 

O advogado de Schubarth, Jason Holden, afirmou que a clonagem da grande ovelha Marco Polo, caçada no Quirguistão em 2013, arruinou a “vida, reputação e família” de seu cliente Holden, ao solicitar uma sentença de liberdade condicional, argumentou que Schubarth era um homem trabalhador que sempre se preocupou com os animais e fez algo que ninguém mais poderia ter feito ao clonar a grande ovelha, que ele nomeou de Montana Mountain King (MMK).

O animal foi confiscado pelos Serviços de Vida Selvagem dos EUA e está sendo mantido em uma instalação credenciada até que possa ser transferido para um zoológico.

Schubarth é proprietário da Sun River Enterprises LLC, um rancho de gado, que compra, vende e cria “gado alternativo”, como ovelhas montanhosas, cabras montanhosas e ungulados, principalmente para reservas de caça privadas, onde as pessoas caçam animais em cativeiro por uma taxa, disseram os promotores.

Schubarth se declarou culpado em março das acusações de que ele e outras cinco pessoas conspiraram para usar tecidos de uma ovelha Marco Polo ilegalmente trazida para os EUA para clonar esse animal e, em seguida, usar o clone e seus descendentes para criar uma espécie maior e híbrida de ovelha que seria mais valiosa para operações de caça em cativeiro.

As ovelhas Marco Polo são as maiores do mundo, podendo pesar até 136 quilos e ter chifres enrolados de até 1,5 metros de comprimento, segundo os registros judiciais.