NotíciasPolítica

Lula reúne apenas ministras mulheres em palco de posse de Macaé

A cerimônia de posse da nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, reuniu apenas ministras mulheres em seu palco. O presidente Lula (PT) foi o único homem presente.

Ganharam um assento no espaço de destaque a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a ministra da Gestão, Esther Dweck, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, também esteve presente.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se sentaram na primeira fileira em frente ao palco. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta sexta-feira (27).

Macaé assume a pasta após a demissão de Silvio Almeida por denúncias de assédio sexual —ele nega veementemente as acusações. A ministra Anielle seria uma das vítimas.

Como mostrou a coluna, as ministras mulheres do governo Lula se mobilizaram desde a primeira hora em apoio à titular da Igualdade Racial, após o escândalo vir à tona.

Ao iniciar seu discurso de posse, Macaé agradeceu nominalmente à presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), à deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e à ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármen Lúcia.

“Foram mulheres que, na primeira hora que eu cheguei aqui em Brasília, no desespero, seguraram a minha mão”, disse.

Sua fala foi antecedida pela leitura de um poema pela escritora Conceição Evaristo, sua prima. A cerimônia foi encerrada sem que Lula discursasse.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com