CovidNotícias

'Success Kid': garoto americano de famoso meme completa 18 anos

O ano era 2011, e os memes começavam a virar febre na internet. Aquela imagem ou vídeo que representava, como nunca antes, uma situação — geralmente cômica. Com o “success kid” não foi diferente. A icônica imagem (capturada quatro anos antes) mostrava uma criança americana de apenas 11 meses aparentemente celebrando o êxito na destruição de um castelo de areia.

A criança retratada era Sammy Griner, que completou 18 anos no último dia 23, agora com cabelos mais escuros (e bem mais longos). Por conta do sucesso do meme, Laney (mãe de Sam) registrou, em 2012, os direitos autorais da foto na praia que inesperadamente viraria meme.

Passados anos da repercussão, o jovem, então com 10 anos, aproveitaria do seu sucesso para ajudar o pai, Justin, que tem um problema crônico nos rins e precisava se submeter a um transplante.

Publicidade

Para ficar na fila do procedimento, o tatuador americano de 42 anos teve que provar ter condições de comprar os medicamentos do pós-transplante, mas a família não tinha dinheiro. Parentes decidiram ajudar, mas ainda não era o suficiente, o que fez com que Justin e Laney decidissem abrir uma página no site “GoFundMe”, de financiamento coletivo.

Inicialmente, as doações escassas não animaram o casal. Foi quando, após muito resistir a envolver a fama do filho, Laney resolveu apelar ao meme.

“Se todos que já criaram um meme com o Success Kid doarem 1 dólar nós podemos salvar a vida do pai dele”, escreveu a americana na sua conta no Twitter.

A postagem viralizou e as doações se multiplicaram. Do objetivo inicial de US$ 75 mil, o casal arrecadou US$ 101 mil.

“Pessoas doaram de várias partes do mundo”, disse Laney. Em 2015, Justin finalmente recebeu um rim novo.