NotíciasPolítica

Datafolha: margem de erro de pesquisa sobre eleição em SP é de 2 pontos; entenda

A atual pesquisa Datafolha sobre a corrida eleitoral de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (26), tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Os levantamentos registrados anteriormente possuíam três pontos de margem de erro.

Nesta rodada, os pesquisadores ouviram 1.610 eleitores paulistanos de terça-feira (24) até esta quinta. Encomendado pela Folha, o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-06090/2024.

É preciso sempre prestar atenção à margem de erro. Qualquer pesquisa por amostragem tem uma diferença tolerada entre o valor constatado numericamente após a coleta de dados e possíveis variações deste número, para mais ou para menos.

Essa margem é definida quando os estatísticos planejam o tamanho da amostra que vão utilizar. Quanto menor é a margem de erro que eles desejam, maior deve ser a quantidade de entrevistados para alcançá-la.

A margem foi reduzida nesta etapa do pleito porque aumentou o número de entrevistados da amostra. Na pesquisa passada, por exemplo, foram ouvidas 1.204 pessoas, 406 a menos do que o levantamento atual.

Dessa forma, os resultados devem ser interpretados considerando o intervalo formado pelos valores máximo e mínimo da margem de erro.

O empate técnico ocorre quando a diferença entre os candidatos se encontra dentro das margens de erro da pesquisa, ou seja, quando os intervalos se sobrepõem.

O mesmo princípio é seguido para interpretar os dados da evolução de um mesmo candidato ao longo do tempo. Se, de um mês para o outro, suas intenções de voto variaram dentro das margens de erro, pode-se dizer apenas que ele oscilou.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com