NotíciasPolítica

Datafolha: Boulos tem 40% de seus eleitores comprometidos, contra 16% de Nunes

Os eleitores de Guilherme Boulos (PSOL) são os mais comprometidos com seu candidato na corrida à Prefeitura de São Paulo, segundo classificação do Datafolha. Ele alcançou 40% nesse quesito, após a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19), enquanto Ricardo Nunes (MDB) registrou 16%.

Os dados sobre a solidez do voto de ambos estão estáveis na comparação com a semana passada, já que a margem de erro para os recortes de ambos é de 6 pontos para mais ou para menos.

O deputado tinha os mesmos 40% de apoiadores de alto comprometimento. Já os classificados como inclinados, que são parcialmente comprometidos, eram 49% e agora são 51%. Os considerados distantes passaram de 12% para 9%.

Já Nunes oscilou de 14% de eleitores comprometidos na rodada anterior para os atuais 16%. O prefeito tem ainda 58% de inclinados (eram 59%) e 26% de distantes (ante 27% na semana passada).

A pesquisa divulgada nesta quinta mostrou que, no percentual de intenção de votos, seguem empatados à frente Nunes (27%, mesmo percentual da semana passada) e Boulos (26%, eram 25% na rodada anterior). Já Pablo Marçal (PRTB) permaneceu com 19%, na terceira posição.

No caso do influenciador, cujos dados têm margem de erro de 7 pontos, houve viés positivo na fatia de comprometidos, que passou de 22% para 30%. Os inclinados eram 61% e agora são 54%. Já os distantes correspondiam a 17% e agora são 16%.

De forma geral, 22% dos eleitores paulistanos estão comprometidos com os candidatos nos quais declaram voto, índice levemente superior ao da semana passada, quando totalizava 19%. Os inclinados são 56% (índice que se manteve), e os distantes são 22% (eram 25%).

O Datafolha calculou o grau de afinidade dos eleitores com cada candidato a partir da combinação das respostas a quatro perguntas do levantamento.

Os eleitores classificados como comprometidos foram aqueles que: 1) mencionaram espontaneamente sua opção de voto na pesquisa; 2) confirmaram o nome preferido quando apresentada lista de candidaturas; 3) disseram que seu candidato é o nome ideal, e 4) estão altamente motivados para votar.

Já os distantes foram aqueles que: 1) não mencionaram seu candidato na pergunta espontânea; 2) dizem escolhê-lo por falta de uma opção melhor, e 3) não indicaram alta motivação para votar.

A maioria dos eleitores foram considerados como inclinados —o meio do caminho. Esse grupo é composto pelos entrevistados que não preencheram ao menos um dos quesitos para serem classificados como comprometidos.

Isso significa que eles: 1) não responderam em quem pretendem votar na pergunta espontânea; ou 2) dizem que sua escolha se dá por falta de opção, ou 3) não se mostram motivados para a votação.

O Datafolha perguntou ainda sobre a vontade do eleitor de votar no pleito deste ano, em uma escala de 0 a 10. A média entre todos os entrevistados foi de 6, como nas duas últimas rodadas.

Uma parcela de 38% respondeu estar com muita vontade de ir às urnas (eram 36% na semana passada).

Na outra ponta, os que dizem estar com pouca vontade totalizam 25% dos eleitores (ante 29%). O primeiro turno será no dia 5 de outubro.

O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores paulistanos de terça-feira (17) até esta quinta (19). Encomendado pela Folha e pela TV Globo, o levantamento com margem de erro de três pontos para mais ou para menos está registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-03842/2024.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com