ArtigosRio de Janeiro

Galeão salta de 10º para 4º aeroporto mais movimentado do Brasil após restrições no Santos Dumont

Reprodução

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divugados pelo jornal Folha de S. Paulo, mostram que a movimentação de passageiros no aeroporto internacional do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, aumentou consideralvemnete após o início das restrições a voos no Santos Dumont, no centro da capital fluminense.

Os números revelam que o Galeão recebeu 1 milhão de passageiros em maio deste ano, na soma de embarques e desembarques de voos nacionais e internacionais. Foi a quarta maior movimentação entre os aeroportos do país. O terminal na Ilha do Governador ficou atrás apenas dos números registrados nos terminais de Guarulhos (3,3 milhões) e Congonhas (1,8 milhão), ambos em São Paulo, e de Brasília (1,1 milhão).

Em setembro do ano passado, antes do início das restrições no Santos Dumont, o Galeão havia recebido 586,6 mil viajantes. À época, o terminal ocupava a décima posição no ranking de movimentação nos aeroportos brasileiros.

O fluxo no Galeão teve uma alta de 72,5% ante setembro de 2023 (586,6 mil). A movimentação dobrou se comparada a um ano antes, em maio do ano passado (489,5 mil).

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2024, o aeroporto carioca somou quase 5,5 milhões de passageiros. O número é 91,8% maior do que o verificado em igual período de 2023 (2,9 milhões).

As restrições a voos no Santos Dumont entraram em vigor em outubro de 2023. A medida, autorizada pelo governo federal, buscou redistribuir o fluxo aéreo no Rio, levando voos do terminal do centro para o Galeão. A iniciativa veio após pressão de políticos locais que criticavam o esvaziamento do aeroporto da zona norte.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galeão salta de 10º para 4º aeroporto mais movimentado do Brasil após restrições no Santos Dumont


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com