CovidNotícias

Boi Caprichoso é tricampeão do 57º Festival Folclórico de Parintins

O Boi Caprichoso é o tricampeão do 57º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, o Touro Negro emocionou os torcedores e conquistou o 26º título da agremiação. A apuração ocorreu nesta segunda-feira (1º), no Bumbódromo, palco do embate entre os bumbás.

O Festival Folclórico de Parintins é conhecido por ser o maior espetáculo a céu aberto do mundo. Os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho) protagonizam três noites de embate. Ao som das toadas, música típica da cultura bovina, cada bumbá tem até 2h30 para apresentar um conjunto de 21 itens, em uma arena que tem o formato da cabeça de um boi. A festa reúne mais de 100 mil pessoas todos os anos.

O Caprichoso ganhou a primeira noite do festival com 419,8 pontos contra 419,7 do Garantido. Na segunda noite e terceira noites, os dois bois empataram com 419,8 e 419,7, respectivamente. Ao todo, foram julgados os 21 itens, divididos em três blocos, e que compõem a apresentação de cada bumbá.

Publicidade

No item galera, ou seja, os torcedores dos bois que compõem as apresentações, Caprichoso e Garantido empataram em 60 pontos.

Presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, com a taça da vitória. — Foto: Patrick Marques/g1

Presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, com a taça da vitória. — Foto: Patrick Marques/g1

O boi também foi o campeão da festa em 2022 e 2023, consagrando-se assim tricampeão. A última vez que o Caprichoso conseguiu vencer por três anos consecutivos foi em 1994, 1995 e 1996.

“Hoje é o momento da gente dizer que o Festival pode e deve crescer mais. A coisa pode evoluir. Quero agradecer a Deus acima de tudo, pela proteção, pelo cuidado. Fizemos um lindo espetáculo, agradeço também aos nossos artistas,parceiros, amigos, colaboradores. Vamos comemorar”, disse o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo.

O presidente do boi azul também parabenizou o Garantido pelo trabalho feito:

“Vi o trabalho que o presidente Fred teve para equilibrar as finanças do boi contrário, embelezaram a Cidade Garantido, conseguiram melhorar a qualidade do espetáculo e a gente só tem a agradecer e parabenizar eles também”.

Após receber a taça de Campeão, os torcedores azulados saíram em carreata pelas ruas de Parintins até o Curral Zeca Xibelão, o reduto da nação azulada. A festa da vitória deve contar com a apresentação dos itens oficiais do boi e seguir pela noite.

Primeira alegoria apresentada pelo Caprichoso exaltou o “Pescador da Amazônia” — Foto: Patrick Marques/g1 AM

O Festival

A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) acontece há 57 edições no Bumbódromo, em Parintins, no interior , conhecida como “Ilha da Magia”, e localizada a 369 km de Manaus.

Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins tem como local da disputa entre Caprichoso e Garantido, o Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores e recebe, todos os anos, milhares de turistas do Brasil e do mundo.

Durante o Festival, a população de Parintins, ilha com pouco mais de 115 mil habitantes, chega a receber a mesma quantidade de visitantes durante a realização a cada ano, segundo os órgãos do estado.

Cidade

Parintins é o quarto município mais populoso do Amazonas com 96.372 pessoas, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Localizada na margem direita do rio Amazonas, Parintins está localizada a 369 quilômetros de Manaus.

A ilha é acessível somente por barco ou aéreo, mas você pode chegar a Manaus de avião e pegar outro voo para Parintins. Há voos diretos Manaus-Parintins, que podem durar de 40 minutos a 1 hora. Companhias aéreas oferecem voos diários no período da festa e alguns são fretados por agências.

Os barcos saem do porto de Manaus e da Manaus Moderna, ambos no Centro da capital. São 18 horas navegando pelas águas do rio Amazonas para chegar em Parintins, e 30 horas subindo o rio na volta para Manaus.