CovidNotícias

Irã mantém preso navio português com 25 tripulantes

No último sábado, 13, a Guarda Revolucionária do Irã apreendeu o cargueiro MSCAires com bandeira portuguesa. O Nesta terça-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português chamou o embaixador do Irã, ouviu explicação e prometeu tomar atitudes, caso o navio com 25 tripulantes não sejam libertados.

No entanto, diplomatas portugueses afirmam que as iniciativas a serem tomadas por Portugal não devem ir além da diplomacia.

“Sempre por medidas estritamente de natureza diplomática”, afirmou o ex-ministro da Defesa Nacional Azeredo Lopes que disse ainda que “esta não é uma questão que envolva um navio português e não envolve Portugal num conflito”.

Publicidade

Nesta quarta-feira, a MSC, empresa dona do navio divulgou um comunicado em que afirmou que “os 25 tripulantes estão seguros e estão em curso negociações com as autoridades iranianas para garantir a sua libertação o mais rapidamente possível”

A empresa também afirmou que a situação é de “natureza extremamente sensível” e que o navio “foi apreendido pelas autoridades iranianas, enquanto transitava em águas internacionais”.