ArtigosRio de Janeiro

Vargas vira albergue a céu aberto de moradores de rua

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

O relógio marca 9h da manhã, mas para um grupo de mendigo não existe horário comercial em pleno dia de semana quando a Avenida Presidente Vargas, a principal do Centro do Rio, é transformada em albergue a céu aberto. O trecho, feito de dormitório em plena luz do dia, fica entre a Rua Uruguaiana e a Avenida Rio Branco. “Parece não ter fim. Já temos a Feira de Acari versão Centro e agora eles, deitados ali sem serem incomodados. Não tem abrigo na cidade não?“, questiona a aposentada Regina Lima, de 70 anos.

Uma das principais vias da cidade é usada como dormitório até no horário comercial
Calçadão da Presidente Vargas vira quarto de mendigos em pleno horário comercial na altura da Uruguaiana (Crédito: Amanda Raiter)

O dormitório improvisado é ainda vizinho à Praça Pio XI, onde no início do ano, uma reportagem do DIÁRIO DO RIO denunciou que o edifício projetado por Oscar Niemeyer foi feito de banheiro e amanheceu com fezes. Além disso, o ponto final de ônibus nas proximidades exala o odor de urina, criando um ambiente desconfortável para os passageiros. “Esperar ônibus aqui é um horror“, relata uma estudante de 13 anos.

Procurada pela equipe de reportagem, a Secretaria Municipal de Assistência Social não se pronunciou sobre o caso até o fechamento desta matéria.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vargas vira albergue a céu aberto de moradores de rua
Avatar photo

Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com