MundoNotícias

Brasileira residente na Alemanha morre durante viagem de retorno

Tânia Mara Rossetti, 40 anos, veio ao Brasil visitar a família e não resistiu a um mal súbito quando estava a caminho de casa. A brasileira morava na Alemanha e faleceu durante uma conexão em Madri, na Espanha. O incidente ocorreu no dia 12 de fevereiro.

Família em Luto

O corpo da brasileira só chegou a Santa Catarina um mês depois, no último sábado (9), e foi sepultado em Praia Grande, no sul do estado. Tânia deixou um filho maior de idade que também mora na Alemanha e seu companheiro, Jânio Machado, brasileiro que estava com ela na viagem. “Eu já estava saindo, na verdade. O pessoal estava desembarcando, eu tinha me levantado, tirei a bagagem e a hora que eu olho para ela, ela estava tendo um infarto“, relata Jânio.

Informações Gerais

Procurado pela reportagem, o Ministério das Relações Exteriores disse que orienta os familiares e ajuda na expedição de documentos, como o atestado consular de óbito, mas não deu detalhes sobre o serviço de translado do corpo. O traslado dos restos mortais de brasileiros falecidos no exterior depende da decisão da família e não pode ser custeado com recursos públicos, segundo o § 1º do artigo 257 do decreto 9.199/2017.

Publicidade

Tânia e Jânio moravam juntos na Alemanha há cerca de cinco anos, quando se conheceram, e tinham o costume de passar uma temporada de férias no Brasil. “Ficamos aqui [em Santa Catarina] dois, três meses e depois voltávamos. Era o quinto ano que estava indo comigo“, disse Jânio.

Direito à Privacidade

Em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, o Ministério das Relações Exteriores não fornece informações sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros.