ArtigosRio de Janeiro

Exposição gratuita mostra as transformações do Rio de Janeiro no início do século XX

Um olhar sobre o Rio de Janeiro do passado. O Museu Virtual Rio Memórias e a Light apresentam a exposição “Rio, cidade luz”, que permanecerá no local até 28 de fevereiro de 2024 e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 17h, com entrada gratuita. 

A mostra reúne cerca de 35 imagens que documentam o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e as principais transformações sociais e urbanas ocorridas na primeira metade do século XX. A curadoria da exposição é assinada por Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, designer, fotógrafo e ex-pesquisador da Biblioteca Nacional, curador do portal Brasiliana Fotográfica e professor licenciado da PUC-Rio. A abertura contará com um bate-papo entre o curador e o fotógrafo carioca Rogério Reis que tem sua obra centrada nas questões urbanas do Rio. Após o bate-papo, haverá uma visita guiada. 

Mais novidades 

Simultaneamente à inauguração da exposição física, serão lançados o portal “Acervo Light” e mais duas galerias (exposições virtuais) no site Rio Memórias (www.riomemorias.com.br), todos com a curadoria de Joaquim Marçal Andrade. No portal, encontram-se disponíveis para consulta e download gratuito 1.100 fotografias do importante acervo iconográfico da Light, que poderá ser acessado a partir do site do Rio Memórias. Nas exposições virtuais “Rio cidade-luz” e “Rio, suas ruas, sua gente”, a história da expansão da infraestrutura da cidade e da ocupação das ruas é contada através de imagens que capturam momentos singulares e textos que guiam o olhar dos visitantes por novas avenidas, velhas ruas em ebulição, trilhos, bondes, chapéus, conversas roubadas e modas passadas.

“Visitar as exposições é entender as transformações da cidade, os seus costumes e o importante papel desempenhado pela Light tanto no registro quanto nas mudanças tecnológicas e urbanas. Essa iniciativa promove a democratização do acesso a esse importante acervo que até então não era disponibilizado de forma ampla para o público geral, que, a partir de agora, poderá ver imagens inéditas e icônicas, celebrando a história, cultura e contribuindo para a preservação e disseminação do valioso patrimônio histórico do Rio de Janeiro”, explica Livia Baião, diretora do Rio Memórias.

Sobre o Rio Memórias 

O Rio Memórias é um Museu Virtual, fundado em 2019, que tem como missão registrar, valorizar e divulgar a história e a cultura do Rio de Janeiro. A iniciativa busca contar e recontar narrativas conhecidas e outras frequentemente esquecidas, amplificando vozes silenciadas, locais e indivíduos desaparecidos, tanto de um passado recente quanto de um passado remoto. As suas galerias narram a história da cidade sem seguir uma ordem cronológica, permitindo que os visitantes construam seus próprios roteiros pelas narrativas.

O Rio Memórias é patrocinado pela Light S.A, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pela Norsul e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual, Adam Capital, Kasznar Leonardos através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Advertisement

irmandade lapa dos mercadores Exposição gratuita mostra as transformações do Rio de Janeiro no início do século XX


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com