NotíciasPolítica

Assessora da Igualdade Racial do Governo Lula comete racismo e chama brancos de safados

Marcelle Decothé, chefe da Assessoria do Ministério da Igualdade Racial comandado pela irmã da Marielle Franco, se tornou alvo de críticas e representações por parte da oposição após ter cometido ato racista contra a torcida do São Paulo na final da Copa do Brasil, que ocorreu domingo, 26 de setembro. Durante a partida que terminou com a derrota do Flamengo, a assessora da ministra Anielle Franco fez postagens em tom racista.

“Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade… Pior tudo de pauliste”, escreveu Decothé em post no Instagram. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal “Estado de S. Paulo”.

Veja:

O post da assessora de Anielle — Foto: Reprodução
O post da assessora de Anielle — Foto: Reprodução

Após o ocorrido, parlamentares da oposição protocolaram uma notícia-crime junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). A iniciativa do deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) alega que houve “crime de discriminação racial” na postagem em que a assessora se referiu aos são-paulinos como “torcida branca”.

Após a repercussão do ato racista o Ministério da Igualdade Racial disse ter “compromisso inegociável com a promoção de direitos e com a igualdade étnico-racial, a partir de princípios como a transparência e o cuidado”.

E comunicou a exoneração de Marcelle Decothé, para “evitar que atitudes não alinhadas” com o propósito da pasta “interfiram” no cumprimento institucional do ministério.

Segundo a pasta, as manifestações de Marcelle “estão em evidente desacordo” com os objetivos e políticas do ministério.

“De acordo com esses princípios, e para evitar que atitudes não alinhadas a esse propósito interfiram no cumprimento de nossa missão institucional, informamos que Marcelle Decothé da Silva foi exonerada do cargo de Chefe da Assessoria Especial deste Ministério na data de hoje. As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR”, diz a nota divulgada à imprensa.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com