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A volta do PIS/Cofins sobre o combustível; o impacto no preço do diesel

Desde terça-feira, dia 5 de setembro, o óleo diesel ficou R$ 0,11 mais caro, porque o imposto PIS/Cofins sobre o combustível voltou a vigorar. 

Em entrevista à reportagem da EBC, o presidente do Sindicombutíveis do Distrito Federal, Paulo Tavares, explicou que esse aumento se soma a outros reajustes que ocorreram nas últimas semanas do mês de agosto.

Em janeiro, o governo federal decidiu manter a tributação federal do diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP) zerada até dezembro de 2023. No entanto, decidiu reverter parte dessa desoneração para compensar a perda de arrecadação com o programa para baratear carros populares, ônibus e caminhões lançado em junho.

Em outubro, está previsto mais um reajuste de R$ 0,03. Este para compensar a prorrogação do programa de renovação de frota. A cobrança cheia do PIS/Cofins, de R$ 0,35, volta a vigorar em janeiro do ano que vem.

Entenda o caso

As alíquotas de PIS/Cofins sobre o diesel estavam zeradas desde 2021, como uma forma de reduzir o preço para o consumidor.

Naquele momento, em março de 2021, o combustível era vendido a R$ 4,33 por litro na bomba, segundo dados da ANP. Os preços da Petrobras estavam alinhados ao mercado internacional.

Em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia prorrogado a isenção de PIS/Cofins sobre o diesel até 31 de dezembro de 2023. Mas a cobrança foi antecipada para financiar o programa de descontos para carros novos.

*Da EBC com edição da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

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