ArtigosRio de Janeiro

Espuma no Guandu faz abastecimento de água ser interrompido; 13 milhões de pessoas podem ficar sem água

Foto: Reprodução/TV Globo

Na manhã desta segunda-feira (28/08), a Cedae identificou espuma branca no manancial da Estação de Tratamento (ETA) Guandu e interrompeu o abastecimento de água a partir da estação, que atende 13 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A Cedae explicou que a ETA Guandu permaneceria fechada pelo menos até 11h30, quando devem sair os primeiros testes laboratoriais da espuma, mas não havia garantia de que a operação voltaria necessariamente nesse horário.

O protocolo de contingência foi acionado em razão das alterações da qualidade da água bruta (não tratada). Técnicos monitoram continuamente as condições do manancial até que a concentração deste material não represente risco e, assim que a situação for controlada, a operação da ETA será retomada”, informou a Cedae.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já foi notificado para a tomada das devidas providências. As concessionárias Águas do RioIguá e Rio+Saneamento, responsáveis pela distribuição de água nas regiões atendidas pelo Sistema Guandu, também foram comunicadas”, completou.

Avatar photo

Jornalista, radialista e produtora de conteúdo, apaixonada por cultura, turismo e pelo Rio


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com