NotíciasRio de Janeiro

Greve de atores paralisa produção cinematográfica e televisiva nos EUA

A crise bateu às portas da poderosa indústria cinematográfica e televisiva dos EUA. Na sexta-feira (15), centenas de atores se manifestaram em frente à sede de estúdios em Los Angeles e Nova York, na maior paralisação da produção cinematográfica e televisiva de Hollywood em décadas, segundo destaca reportagem da agência AFP. 

Os grevistas se reuniram em frente ao prédio da Netflix, no famoso Sunset Boulevard de Los Angeles, e em frente às instalações da Disney, Warner, Amazon e Paramount. Durante a paralisação, motoristas que trafegavam próximo à região buzinavam em sinal de apoio. 

“É hora de fecharmos os contratos que irão servir para as futuras gerações de atores, assim como em 1960”, comentou Vera Cherny, 44 anos, que participou das séries “The Americans: Rede de Espionagem” e “For All Mankind”.

Convocados pelo Sindicato dos Atores e Federação Americana de Artistas de TV (SAG-Aftra), os atores se uniram a roteiristas e escritores que estão em greve há semanas, em uma disputa que provocou a maior paralisação da indústria desde 1960.

A greve foi decretada depois que as negociações com os estúdios fracassaram. O sindicato reivindica melhorias salariais, um reajuste nos pagamentos que os artistas recebem pelas reexibições de suas produções, e de definições sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na indústria, entre outros pontos. Eles também querem garantias de que não serão substituídos pela Inteligência Artificial. 

Em Nova York, a atriz Casey Killoran, 36, disse à reportagem da AFP que os atores “estão apenas tentando ganhar um salário mínimo, um salário digno para estar na cidade de Nova York. Queremos poder viver onde trabalhamos”, disse.

Por enquanto, a “greve dupla” interrompe praticamente toda a produção audiovisual dos Estados Unidos, com exceção para os reality shows e programas de competição ou entrevistas. Séries e outras produções de grande sucesso enfrentarão atrasos.

*Da EBC, AFP com Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com