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Prefeito do Rio divulga imagens do novo BRT com tecnologia Euro 6

Composições do novo BRT Euro 6 / Divulgação

O Rio de Janeiro já conta com o primeiro ônibus articulado do sistema BRT (Bus Rapid Transit) dentro do padrão de reduções de emissão Euro 6 – obrigatória desde janeiro deste ano no Brasil. A informação foi divulgada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), nesta segunda-feira (10), em um vídeo veiculado na internet. De acordo com o prefeito, as primeiras composições serão destinadas a Zona Oeste da cidade.

Com linhas modernas e sofisticadas, o amarelinho é uma aposta na modernidade e na funcionalidade energética. Com chassis Mercedes-Benz e 23 metros de comprimento, o superarticulado tem capacidade para transportar aproximadamente 210 passageiros, entre sentados e em pé em cada composição.

Os novos veículos fazem parte do lote de 561 novos ônibus comprados por meio de licitações. Parte deste total, que é de uma tecnologia anterior (Euro 5), foi entregue em 2022 e ao longo de 2023.

Contando com um orçamento da ordem de R$ 2,9 bilhões para 2023, a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR) deve destinar a maior parte desses recursos para a compra de novos ônibus para o sistema de BRT – cerca de R$ 1,4 bilhão. Vale lembrar que a SMTR tem, atualmente, o terceiro maior orçamento do município ficando atrás das áreas de Educação (R$ 8,8 bilhões) e Saúde (R$ 7 bilhões).

A bilhetagem, por sua vez, já foi concedida pela Prefeitura e, inicialmente, será implantada no sistema BRT. Os ônibus comuns a receberão em seguida.

Na atual gestão, o prefeito da cidade optou por atuar no setor de transporte por meio de licitações diferentes, com bilhetagem, compra de ônibus, operação das linhas e gestão do sistema.

De responsabilidade do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (P8) é a base para a determinação de aplicação da Euro 6, norma internacional de redução de poluentes que, no Brasil, passou a ser adotada em janeiro de 2023. Até março deste ano, no entanto, foi permitida a compra dos chassis Euro 5 fabricados até o fim de dezembro do ano passado. A tecnologia é 30% mais barata que a Euro 6. Esta, entretanto, é mais eficiente. Ela viabiliza uma redução de aproximadamente 75% de Óxido de Nitrogênio (NOx), 70% de Hidrocarbonetos e 50% de material particulado diante do Euro 5.

As informações e a imagem são do site Diário do Transporte.


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