ArtigosRio de Janeiro

Prefeitura do Rio cria o Conselho Municipal da Moda para incentivar e desenvolver o setor

Sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova – Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Nesta segunda-feira (03/07), o prefeito Eduardo Paes assinou o decreto nº 52816 que estabelece a criação do Conselho Municipal da Moda. Esse órgão tem como objetivo estimular e promover o crescimento da moda carioca, além de orientar políticas públicas e ações direcionadas ao setor.

O Rio de Janeiro sempre foi reconhecido como um dos principais polos de moda no país, com destaque internacional ao longo da história. No entanto, nos últimos tempos, o setor perdeu espaço e importância. O objetivo do Conselho é resgatar essa tradição e valorizar a moda carioca, impulsionando seu crescimento e reconhecendo sua relevância cultural, turística e econômica.

Dentre as atribuições do Conselho de Moda Carioca, está a organização do calendário de eventos e a realização de campanhas para promover tanto o setor varejista quanto o de confecção. A intenção é incentivar empreendedores a investirem na moda, que atualmente conta com cerca de 6 mil empresas e emprega mais de 90 mil trabalhadores. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, o setor também arrecada mais de R$ 300 milhões em ICMS.

“O Rio é uma cidade global e turística, referência do Brasil para o mundo. E o setor da moda também contribui para esse poder de influência, além de ser um grande vetor de desenvolvimento econômico. A moda atua tanto na indústria, com a fabricação e confecção, como no comércio, espalhado em vários locais do Rio. São Cristóvão é um polo de confecção, e a Barra da Tijuca é o principal bairro do comércio. Vale frisar que esse segmento é um importante empregador, notadamente das mulheres“, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões.

O Conselho será composto por representantes da prefeitura, de órgãos públicos e por seis profissionais notórios da indústria da moda. Entre os membros, destaca-se o estilista carioca Carlos Tufvesson, que além de sua experiência no setor, também atua como Coordenador da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio. Tufvesson já havia integrado o Conselho quando foi criado pela primeira vez durante a gestão de Paes em 2012, atuando como presidente.

O objetivo do Conselho Municipal da Moda é fortalecer a parceria entre o poder público e o setor da moda, reconhecendo sua importância econômica e cultural para o Rio de Janeiro. Será uma oportunidade para que as secretarias do governo possam ouvir as demandas e necessidades do setor e, juntos, construírem políticas públicas que impulsionem ainda mais a moda carioca.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com