NotíciasPolítica

Márcio França, ex-prefeito de Santos e atual ministro de Lula é contra privatização do Porto de sua cidade

O ex-prefeito de Santos, Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula, não esconde ser contrário às privatizações. No final de dezembro, França já havia descartado a possibilidade de entregar o Porto de Santos, o maior da América Latina, à iniciativa privada.

Na segunda-feira 16, o ministro disse que não vê a privatização de autoridades portuárias como o melhor modelo. “Não acredito no processo de privatizar a autoridade portuária, na minha opinião não será privatizada, o processo sequer foi aprovado no Tribunal de Contas da União, na minha visão tem uma série de problemas no próprio procedimento”, afirmou o ministro, depois de um evento em Santos, no litoral paulista, seu reduto eleitoral.

Ele acrescentou que a privatização da autoridade portuária “parte do pressuposto de que o poder público é sempre incompetente”, justificou França. “Outorgar para um privado para que ele tome conta de quem entra e de quem sai do Porto de Santos seria um risco bem grande.”

As declarações do ministro foram dadas num momento em que cresce a expectativa sobre a privatização do Porto de Santos. Na semana passada, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu com Lula da Silva para tratar do tema. Segundo relato de Tarcísio, Lula disse que não descartaria o leilão e que não estaria preso a “dogmas” nesta questão.

O modelo de concessão foi desenhado pela equipe de Tarcísio quando ele ocupava o Ministério da Infraestrutura. A modelagem, nesse momento, está em análise pelo Tribunal de Contas da União, uma das últimas etapas antes do leilão.

fonte: R.O

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com