CovidNotícias

3 alimentos ricos em colágeno ou que estimulam sua produção

Quando a maioria das pessoas ouve a palavra “colágeno” imediatamente pensa em pele ou rugas. mas a verdade é que o colágeno é a proteína mais abundante em seu corpo, que funciona como o principal alicerce não só da pele, como dos músculos, ossos, tendões, ligamentos e outros tecidos conjuntivos do corpo. O composto também é encontrado em órgãos, vasos sanguíneos e revestimento intestinal.

À medida que envelhecemos, o corpo produz menos colágeno e o que existe, se decompõe mais rapidamente. O colágeno também tem qualidade inferior do que quando você era mais jovem. A boa notícia é que existem algumas formas de reduzir essa perda de colágeno e ela não está apenas nos consultórios dermatológicos.

Para começar, é preciso estar atento aos hábitos. Evite fumar, comer muito açúcar e carboidratos refinados e se expor à luz ultravioleta. Por isso, use protetor solar todos os dias, com fator de proteção solar igual ou superior a 30 e, em especial, siga uma dieta balanceada. Comer os alimentos certos pode ajudar a aumentar a produção de colágeno. Confira abaixo os principais.

Publicidade

Os pés de galinha concentram uma boa quantidade de colágeno e podem ser usados em sopas. Além disso, esse alimento contém alto teor de proteínas, vitaminas e minerais.

O mocotó é parte da canela e pé do boi, onde se concentram cartilagens, tendões e o tutano (parte interna do osso). Essa região é fonte de colágeno, proteínas, vitaminas e minerais.

A gelatina é um tipo de alimento composto em sua maior parte por colágeno, que está presente nos cartilagens de animais, que são a matéria-prima de sua fabricação. Os médicos costumam recomendá-la para pessoas mais velhas por suas propriedades benéficas, especialmente para fortalecer os ossos.

A boa notícia é quer é possível aumentar a quantidade de colágeno na gelatina incluindo frutas ricas em vitamina C, por exemplo. A vitamina C desempenha um papel importante como fonte confiável na produção de procolágeno. Algumas das frutas que podem contribuir para essa função são laranjas, limões, toranjas e limas. Mirtilos, amoras, morangos e framboesas que contribuem para estimular a célula a gerar colágeno.

O Globo*